AJURIS condena ausência da população na Assembleia gaúcha para votação de pacote de Sartori: ‘desrespeita a democracia’
19 dezembro

AJURIS condena ausência da população na Assembleia gaúcha para votação de pacote de Sartori: ‘desrespeita a democracia’

A Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) lançou nota em  que critica a ausência da população na Assembleia Legislativa gaúcha por ocasião da votação do Pacote do Governador Sartori.

ndiceLeia a Nota da AJURIS

Pelo segundo ano consecutivo, a sociedade é excluída do Parlamento gaúcho. A presença armada das forças de segurança no prédio e o cerceamento dos debates e, principalmente, nesta segunda-feira (19/12), a proibição do acesso à Assembleia Legislativa imposta pelo governo de José Ivo Sartori e pela presidência do Parlamento, exclui a população de acompanhar a votação, rompe a história e desrespeita a democracia.

Com a justificativa de limitar o acesso para evitar tumulto, permitindo o ingresso de apenas um representante por entidade, quem consegue passar pela barreira, se vê diante de um imenso vazio no Plenário. O cenário coloca em xeque a legitimidade da Casa do povo, que sem a sociedade perde a sua essência.

A restrição do acesso, que impede a população de ocupar as galerias para acompanhar a votação dos projetos, descaracteriza o Parlamento, que deve primar pela livre manifestação e pelo debate – pilares indissociáveis do Estado Democrático de Direito.

Nenhuma postura adotada pelos servidores, sindicatos, associações, que exercem o direito à livre manifestação em frente ao Palácio Piratini e à Assembleia, justifica a ação antidemocrática adotada. Centenas de trabalhadoras e trabalhadores que, por não aceitarem assistir de braços cruzados à desestruturação de suas vidas, são recebidas com portas fechadas, grades, hostilidade e bombas de efeito moral.

Repudiamos profundamente que neste momento crucial para o Rio Grande do Sul, a sociedade tenha sido excluída dos debates e agora seja impedida de acompanhar a votação.

Gilberto Schäfer
Presidente da AJURIS

Saiba Mais Sobre o Pacote de Sartori

imagesPara mobilizar a população gaúcha contra o pacote de projetos enviado pelo governador José Ivo Sartori à Assembleia Legislativa, a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, entidade presidida pela AJURIS, produziu um vídeo apresentando o impacto dessas proposições.

Brigada Militar Reprime Com Violência Servidores do lado de fora da Assembleia Legislativa do RS