O Tribunal de Justiça do RS através do seu presidente, Desembargador José Aquino Flôres de Camargo, instituiu no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul a Comissão Paritária de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Doenças Decorrentes.

A ABOJERIS, através da sua vice-presidente, Rosângela Poglia, ocupará a vaga de membro titular e o presidente da entidade, Jaques Pereira, será o suplente da vaga que representa os Oficiais de Justiça.

Segundo Rosângela Poglia, a comissão foi criada com a intenção de preservar a qualidade de vida e a saúde laboral dos servidores do Judiciário, bem como promover o enfrentamento ao assédio moral dentro do poder.

A comissão contará com três magistrados, o diretor do Departamento Médico Judiciário, representantes da AJURIS, ASJ e Sindjus. O órgão técnico será vinculado ao gabinete do 3º vice-presidente do TJRS.

Denúncias e sugestões, devem ser feitas através do e-mail [email protected] ou pessoalmente no TJRS, procurando a sala 1.152, falando com a servidora responsável. A identidade do servidor que realizar a denúncia será mantida no mais absoluto sigilo.

O presidente da ABOJERIS, Jaques Pereira, ressalta que denúncias também podem ser efetuadas por terceiros. “Podemos informar a ocorrência de um possível assédio moral quando percebemos que está ocorrendo com um colega. Mesmo que o denunciante não tenha envolvimento nenhum com o fato. Isto é uma forma de protegermos nossos colegas e fortalecermos nossa categoria”, afirmou.

A direção da ABOJERIS reforça que as denúncias devem ser feitas diretamente no canal estabelecido pelo TJRS, pois a entidade, enquanto participante da comissão, não pode ter acesso a identidade tanto dos denunciantes, quanto dos denunciados, para evitar impedimento em possível atuação futura.

Fonte: http://www.abojeris.com.br/novosite/index.php?pag=Noticias&N=110