No primeiro fim de semana de campanha de candidatas e candidatos das Eleições Municipais deste ano, o aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, recebeu 4.396 denúncias até as 18h desta segunda-feira (19), vindas principalmente dos estados de São Paulo (695), de Minas Gerais (514) e do Rio Grande do Sul (422).
O app Pardal Móvel nas Eleições 2024 permite encaminhar a denúncia o juízo eleitoral competente, a fim de que seja “exercido o poder de polícia eleitoral em face de irregularidades de propaganda eleitoral”.
O aplicativo pardal é uma forma de estimular a participação popular na fiscalização das eleições, contribuindo para a prevenção e a repressão de condutas ilícitas que possam comprometer a lisura e a igualdade do pleito.
O aplicativo pardal está disponível para download gratuito nas lojas virtuais Google Play e App Store.
Como funciona o aplicativo pardal?
Para fazer uma denúncia, o usuário deve preencher um formulário com seus dados pessoais, selecionar o tipo de irregularidade, informar o local, o candidato e o partido envolvidos, e anexar provas, como fotos, vídeos ou áudios.
Quais são os tipos de irregularidades que podem ser denunciadas pelo aplicativo pardal?
O aplicativo pardal permite denunciar diversos tipos de irregularidades nas campanhas eleitorais, como propaganda eleitoral antecipada, propaganda eleitoral irregular, compra de votos, uso da máquina pública, conduta vedada a agente público, doação ou gasto eleitoral irregular, e outros. O aplicativo também permite denunciar crimes eleitorais, como coação, violência, fraude, boca de urna, transporte de eleitores, e outros.
Em 2024 , a principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.
Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral
Na versão atual dentro do app, há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.
Acesse ao aplicativo Pardal
A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis.
Faça o download no Google Play ou na App Store.
Acompanhe as estatísticas pelo Pardal Web.