No dia 01 de dezembro, os banrisulenses que lotaram as galerias da Assembleia Legislativa gaúcha fizeram com que os deputados (as) que apoiam ao governador Sartori recuassem. 

No final da votação, o Projeto de Lei (PL) 208, que cria a subsidiária Banrisul Cartões e o PL 304, que cria a Banrisul Seguros, foram aprovados com emendas protetivas que condicionam a venda das duas novas subsidiárias a plebiscito e com a garantia de que os diretores dessas empresas serão funcionários de carreira do banco.  Nunca uma categoria profissional havia conseguido, na história da Assembleia Legislativa, aprovar emendas.

Infelizmente, no entanto, a maioria dos parlamentares rejeitaram a proposta de vincular a venda de qualquer quantidade de ações das duas novas subsidiárias à votação em plenário da Assembleia Legislativa (confira ao final da matéria).

ENTENDA O QUE MUDOU NO BANRISUL

Os dois Projetos de Lei foram remetidos pelo governador José Ivo Sartori à Assembleia e tramitavam em regime de urgência.

A criação das subsidiárias fortalece o Banrisul. Hoje o banco vende seguros da Icatu. Com a Banrisul Seguros, tem tudo para liderar o seu próprio negócio no ramo, ampliando a carteira.

Uma das emendas protetivas aprovadas determina que os futuros dirigentes das subsidiárias terão de ser funcionários do quadro efetivo.

As outras emendas em cada um dos PLs obriga a realização de plebiscito se houver intenção de vender as duas novas empresas subsidiárias.

Os deputados estaduais rejeitaram uma emenda que daria mais segurança e dificultaria ainda mais a venda do patrimônio do banco. Para vender até 49% das ações ordinárias, o governo estadual teria de enviar projeto de lei à Assembleia.

Saiba como foram as votações na Assembleia Legislativa:

PL 208: Banrisul Seguros: Aprovado por 47 votos a 2.

Emenda 2: Cargos de diretoria da nova empresa de seguros do Banrisul deve ser ocupado por funcionário de carreira do Banco. Aprovada por 48 votos a zero.

Emenda 4: Transferência e alienação de ações só podem ser realizadas mediante aprovação pela Assembleia Legislativa. Rejeitada por 26 votos a 21.

Emenda 5: Venda da Banrisul Seguros só poderá ocorrer mediante plebiscito. Aprovada por 48 votos a 1.

PL 304: Banrisul Cartões: Aprovado por 47 votos a 2.

Emenda 1: Cargos de diretoria da nova empresa de seguros do Banrisul deve ser ocupado por funcionário de carreira do Banco. Aprovada por 49 votos a zero.

Emenda 2: Transferência e alienação de ações só podem ser realizadas mediante aprovação pela Assembleia Legislativa. Rejeitada por 24 votos a 23.

Emenda 5: Venda da Banrisul Cartões só poderá ocorrer mediante plebiscito. Aprovada por 47 votos a 1.

Fonte: http://www.sindbancarios.org.br/forca-dos-banrisulneses-faz-bancada-do-governo-sartori-recuar-e-garante-vitoria-na-alergs-com-protecao-as-novas-subsidiarias-do-banrisul/