Dr. Lúcio Costa
As redes sociais são um poderoso instrumento tanto, na fase de pré-campanha quanto, na campanha eleitoral propriamente dita.
Abaixo ficam Dez Dicas de como usar essas ferramentas já na pré-campanha.
1) Nunca diga que é candidato ou candidata. Diga que é pré-candidato ou pré-candidata.
2) Jamais peça voto!
3) Não faça menção a futuro número de campanha, nem número do partido.
4) Poste em seu Facebook, Blog, Twitter, grupos de WhatsApp e Telegram fotos de reuniões e atividades sociais das quais participas. Os textos que acompanham as fotos devem ser curtos.
5) Se criar um Blog, e postar artigos, comentários, publique link em seu Facebook, twitter, WhatsApp e Telegram.
6) Analise a possibilidade de transformar seu perfil de Facebook em fan page, pois os mecanismos de controle estatístico são boas ferramentas para medir o resultado de sua ação nas redes.
7) Escreva artigos e textos com sua opinião sobre temas que despertem a preocupação da comunidade para a partir daí apresentar suas propostas.
8) Os textos para publicação nas redes sociais devem ser objetivos, curtos. Ao final do texto é possível dizer “pretendo ser candidato ou candidata”.
9) Se for fazer vídeo-selfies, antes prepare um roteiro do que vai falar. Não improvise se estiver inseguro e, não poste antes de assistir novamente.
10) Os vídeos devem ser curtos e versar sobre temas da atualidade que permitam apresentar suas propostas e opiniões. Lembre-se: nas redes sociais, afora seu pai e sua mãe, são pouquíssimas pessoas assistiram um vídeo de mais de 1 minutos e 30 segundos. Seja direto.