Laerte Coutinho Obtém Condenação de Reinaldo Azevedo, Veja e Rádio Joven Pan
O processo na 7ª Vara Cível de São Paulo foi motivado pelo artigo A campanha de ódio contra os
que pedem “Fora Dilma”. O caso do/da cartunista Laerte. Ou: A última da baranga moral!, publicado no blog de Reinaldo Azevedo mantido no site da Veja e lido durante programa na Jovem Pan.
Eleonora Menicucci vence Frota em segunda instância
Em 2014, Frota relatou no programa de entrevistas de Danilo Gentili, no SBT, ter violentado uma mãe de santo, que desmaiou em decorrência da pressão que ele fez em sua nuca durante o ato. Os dois riram da história. Eleonora fez então uma crítica ao ministro da Educação, Mendonça Filho, por receber em seu gabinete, dois anos depois, alguém que havia feito apologia ao estupro.
Eleonora Menicucci foi condenada, em maio, a indenizar em R$ 10 mil o ator pornô Alexandre Frota. Na ocasião, ela observou que não considera seu caso como algo individual.
A ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci reccorreu da decisão. Na terça (24) em julgamento do recurso em segunda instância o Judiciário reformou a sentença e revogou a condenação.
Após a vitória, ao sair do Fórum João Mendes onde ocorreu o julgamento, Eleonora foi abraçada por mulheres sindicalistas, parlamentares, de movimentos populares e religiosos que estiveram na frente do prédio e promoveram uma manifestação de solidariedade.
Emocionada, ela afirmou que a decisão favorável significa uma conquista coletiva. “Esta vitória é de todas as mulheres. Ela não me pertence, mas a todas as brasileiras. Ela representa a condenação do estupro e a absolvição total das mulheres. Ela saiu de mim. Ela é agora da sociedade brasileira. É uma luta pela democracia, em favor da justiça social, dos direitos humanos das mulheres”, disse.
Aos 73 anos, ela demonstrou o que significa a resistência contra a violência e a cultura do estupro. “Tenho honra de ser uma mulher que já viveu dois golpes neste país e que hoje enfrenta esta luta, em nome de um compromisso com as mulheres brasileiras. Essas que me ensinaram a lutar”, destacou.
Alexandre Frota Ataca Juiz
Minutos antes do julgamento, os acompanhantes de Alexandre Frota, representantes de grupos de direita, agrediram as mulheres que estavam presentes para apoiar a Eleonora Menicucci. Posteriormente, Frota que antes da audiência dava como certa sua vitória uma vez reformada a sentença declarou:
“Bom, terminou agora a audiência e como a gente esperava, eu fui julgado por um juiz ativista, ativista do movimento gay, o juiz não julgou com a cabeça, julgou com a bunda e deu a causa para a Eleonora, por enquanto. Entendeu?”