A FIFA anunciou, 13/01, que multou as seleções Chile, Argentina, Peru, México e Uruguai por causa de canções homofóbicas entoadas por suas torcidas em jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia A punição para Argentina e Chile são relativas a jogos contra a seleção brasileira.

A Federação Chilena de Futebol foi multada em 70 mil francos suíços (R$ 277 mil) devido a quatro casos de cantos homofóbicos por parte de seus torcedores durante jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, informou a FIFA.

A FIFA também anunciou multas de 20 mil francos suíços (R$ 79 mil) contra as federações de Argentina, México, Peru e Uruguai por casos separados de cantos homofóbicos por parte de suas torcidas durante jogos das eliminatórias.

Também foram abertos procedimentos contra a federação de Honduras por ofensas similares, segundo a FIFA.

“A FIFA vem combatendo a discriminação no futebol por muitos anos e parte disso tem sido por meio de sanções”, disse Claudio Sulser, presidente do comitê disciplinar da entidade máxima do futebol mundial.

Sulser complementa que o processo disciplinar não pode mudar o comportamento das pessoas, mas acredita que é papel da entidade “ser pró-ativa em educar e inspirar uma mensagem de igualdade e respeito em todos os níveis do jogo”.

 Confira aqui a lista de punições divulgadas pela Fifa.