O Juizado do Torcedor e Grandes Eventos (JTGE) aceitou denúncia por discriminação e preconceito de raça e cor oferecida pelo Ministério Público contra torcedor do Grêmio. Durante o Grenal do Gauchão, em 4/3, o acusado teria se dirigido até o espaço destinado aos torcedores do Internacional, passando a chamá-los de macacos e macacada. Imagens gravadas provariam a atitude.
Conforme o Juiz-Titular do JTGE, Marco Aurélio Martins Xavier, “há provas materiais e indícios da autoria delitiva em relação ao acusado, diante do que, se impõe o recebimento da denúncia.” O magistrado determinou audiência de instrução e julgamento para 24/5.
Grêmio e Iquique/CHI
Na partida da noite de ontem na Arena, válida pela Copa Libertadores, o plantão do JTGE recebeu quatro ocorrências. Por ofensas a uma funcionária do estádio, um homem visitará uma delegacia nas próximas seis vezes em que o tricolor atuar.
Pena semelhante, de quatro jogos, foi aplicada a torcedor de Capão de Canoa, flagrado jogando uma bola de papel no gramado. Já outros dois, apanhados com drogas (maconha), terão de acompanhar 18 sessões de grupo de ajuda a dependentes químicos, além da suspensão dos estádios por seis partidas.
O Que é Juizado do Torcedor e Grandes Eventos?
Desde 2008, é o centro responsável pelo atendimento de contravenções penais de menor potencial ofensivo que tenham ocorrido nos estádios de futebol de Porto Alegre. No caso dos grandes eventos, atende crimes em geral, com algumas exceções (como por exemplo, homicídio e flagrante), que são processados pela Justiça Comum.
Com informações do TJRS