No dia 17 último, no município de Taquara o Senhor Noé Soares Lacerda, apoiador da candidatura de Luís Inácio Lula da Silva foi vítima de ato de violência política bolsonarista.
Na ocasião, estava o apoiador da Avenida Júlio de Castilhos, próximo ao Clube Comercial, a fazer propaganda da candidatura Lula quando uma senhora vestida com as cores da bandeira nacional ao passar por ele lançou um jato de spray de pimenta atingindo-o nos olhos.
A vítima foi levada por populares ao hospital da cidade em função da lesão sofrida. Posteriormente, foi registrado Boletim de Ocorrência junto a Autoridade Policial do município e, encaminhada a vitima para realização de exame de corpo de delito. Segundo a Autoridade Policial a agressora será intimada a comparecer a para prestar depoimento.
REPRESENTAÇÃO DA FRENTE BRASIL DA ESPERANÇA
A Frente Brasil da Esperança (PT, PC do B, PV) apresentou ontem noticia de fato ao Ministério Público Federal (MPF) na qual dá conta dos fatos.
Segundo a representação ofertada ao MPF o episódio revela a pratica do crime de tipificado no Código Penal, art. 359-P, como o delito de restringir, impedir ou dificultar – com uso de violência física, sexual ou psicológica – o exercício de direitos políticos de qualquer pessoa em razão do sexo, raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional atribuindo a tal pena de reclusão de três a seis anos e multa.
Em sua manifestação anotou a Frente Brasil o crescimento da violência politica no Brasil. Em 2022, nos dois meses que antecederam o 1º turno das eleições de 2022, o número de episódios de violência política saltou para 121. Isso quer dizer que, de 1 de agosto a 2 de outubro de 2022, foram registrados cerca de 2 casos por dia. Os alvos foram 113 agentes políticos, a maioria ligado a partidos de esquerda, como o PT e o Psol. Os dados são da 2ª edição da pesquisa Violência Política e Eleitoral no Brasil[1]
Foi requerido ao MPF que “sejam tomadas as medidas cabíveis ao caso e, confirmados os fatos e apuradas as responsabilidades sejam ofertadas a Juízo as devidas ações”.
[1] https://www.poder360.com.br/eleicoes/brasil-teve-2-casos-de-violencia-eleitoral-por-dia-em-2022/